Hoje em dia, muito se houve falar em terceirização de serviços. Mas a terceirização dos serviços contábeis tem um significativo crescimento nos últimos 10 anos entre as empresas de médio e pequeno porte.
As vantagens para terceirização deste setor são muitas, porém, a que mais se destaca é o conhecimento destes profissionais, às Leis, legislações, portarias, normas, etc. Estas são alteradas, revogadas ou até mesmo extintas quase todos os dias e nem sempre quando os serviços contábeis são internos em uma empresa consegue-se estar antenado com estas inúmeras mudanças.
Outro ponto muito vantajoso é a folha de pagamento.
Criar um departamento contábil dentro de uma empresa consiste em mais de um setor, que basicamente são eles: contabilidade/tesouraria, fiscal/faturamento, recursos humanos/departamento pessoal. O custo com folha de pagamento para este departamento será significativo para uma empresa de pequeno e médio porte, sem contar possíveis ações trabalhistas, encargos de férias, FGTS, INSS, sindicais, 13º salário, entre outros benefícios e encargos.
Ter profissionais experientes e prontos para atendê-los tanto para parte operacional quanto para consultoria e assessoria é imprescindível para uma boa gestão dos seus negócios, deixando sempre o proprietário e demais colaboradores focados em suas atividades finais.
Para contratar este tipo de terceirização alguns aspectos precisam ser muito bem analisados: como conhecer o propósito da empresa que está contratando, conhecer cases de sucesso desta empresa, conhecer a estrutura física de onde será feita a gestão contábil de sua empresa, e se possível, conhecer pessoalmente a equipe que irá lhe atender, verificar se o profissional e o escritório estão registrados no CRC, alinhar com o contador responsável por sua empresa todos critérios definidos no contrato de prestação de serviços, com clareza deixe definido o que de fato você espera de um escritório de contabilidade de acordo com suas necessidades e claro, contrate pelo que você precisa e não pelo mais “barato”.